Cirurgia refrativa e cirurgia de catarata são a mesma coisa? Não, esses são procedimentos diferentes que têm como objetivo tratar dois tipos de problemas de doenças dos olhos. Embora não pareça, essa confusão é bem mais comum do que se imagina, por isso, confira esse artigo e entenda qual a diferença entre esses dois tipos de cirurgia.
Para que serve a cirurgia refrativa?
Você tem alguma dificuldade para ler? enxerga embaçado? ou até mesmo enxergar algo de longe é um desafio? Pois é, esses problemas podem indicar problemas de refração, que são conhecidos como:
- Miopia;
- Astigmatismo;
- Hipermetropia;
- Presbiopia.
Geralmente, é possível que o uso de óculos já ajude com esse tipo de situação. Quando necessária, a cirurgia refrativa pode ser realizada para corrigir essas alterações na córnea. É aqui que muitas pessoas se confundem, pois acreditam que esse tipo de cirurgia pode ajudar a prevenir ou até mesmo tratar a catarata. Mas não é bem assim e explico mais nos próximos tópicos.
Ainda falando sobre esse tipo de cirurgia, qualquer pessoa que seja portadora desses problemas de refração, pode fazer a cirurgia. Lembrando que é preciso passar com o oftalmologista para fazer o exame, confirmar o diagnóstico e entender se a cirurgia é realmente necessária.
Qual o motivo para fazer a cirurgia de catarata?
A catarata é uma doença que causa a opacidade na lente natural do olho, chamada de cristalino. Essa é uma doença muito comum em pessoas mais velhas, geralmente acima dos 60 anos. Mas ela pode começar a se desenvolver mais cedo, o que faz com o que os sintomas possam passar despercebidos.
Como comentado no tópico acima, as pessoas se confundem com os dois tipos de cirurgia, por achar que a cirurgia refrativa pode ser útil para catarata, mas não é. Acontece que a catarata afeta o cristalino do olho, e não altera a córnea. Essa é uma doença progressiva, que vai deixando a lente do olho que é transparente, cada vez mais opaca, o que pode causar a cegueira.
Para a correção da catarata, a cirurgia conta com a substituição da lente natural do olho por uma lente artificial. Essa nova lente corrige o grau do paciente, ajudando na qualidade de visão. Mas atenção, quem fez a cirurgia refrativa não está isento da possibilidade de ter catarata, por isso, é muito importante ter os exames em dia.
Quem faz esse tipo de procedimento?
Para a saúde dos olhos, somente o médico oftalmologista pode fazer os dois tipos de procedimentos. Por isso, todo o cuidado é pouco na hora de escolher um médico, afinal, você quer ter uma boa qualidade de visão e precisa que alguém confiável faça isso.
Para escolher um médico, você precisa seguir alguns passos:
Conheça o currículo do médico: Esse tipo de informação é essencial para saber se o médico é especialista, onde se formou, quais são suas especialidades. Assim, você se sente mais confiante na hora da escolha.
Pesquise a reputação: Aqui estamos falando tanto da reputação do médico, quanto do lugar em que ele atende. Veja o que outros pacientes estão falando e pesquise se não há nenhuma reclamação ou denúncia.
Escolha alguém confiável: Além dos itens citados, veja se na conversa com o médico você se sente confortável. Ele esclarece todas as dúvidas, explica como vai ser o procedimento cirúrgico e cuidados após a cirurgia? Esses são pontos importantes que podem ajudar na tomada de decisão.
Os cuidados pós-operatório são iguais?
O tempo de recuperação e cuidados pós-operatórios possuem algumas semelhanças, mas também diferenciais. Por exemplo, existem 3 tipos de cirurgia refrativa: método LASIK, PRK e SMILE. Veja como funciona de cada tipo:
Cirurgia refrativa PRK:
- A lente de contato temporária geralmente é retirada após 5 a 7 dias.
- O epitélio removido leva cerca de 1 semana para se regenerar.
- Nos primeiros dias é normal sentir dor.
- Nos primeiros 2 ou 3 dias, é comum a sensação de “areia nos olhos”, olhos lacrimejando e sensibilidade à luz;
- Em até 7 dias o paciente pode apresentar uma visão mais estável e confortável. A recuperação total pode levar até 3 meses.
Método LASIK:
- No dia seguinte já é possível retomar as atividades normais, como dirigir e praticar exercícios;
- A recuperação total ocorre em até 30 dias;
- Quando a lente de contato temporária é aplicada, pode ser retirada no dia seguinte a cirurgia;
- Paciente não sente dor após a cirurgia;
- Olhos podem ficar avermelhados nos primeiros dias;
- Os óculos de sol são indicados até deixar de sentir sensibilidade à luz;
- O paciente pode sentir aquela sensação de “areia nos olhos”, lacrimejamento e sensibilidade à luz.
Método SMILE:
- Sintomas mais leves do que os outros métodos;
- Elimina a sensação de olho seco;
- Como a córnea não é exposta ao ambiente externo, há menos risco de contaminação ou infecção, antes e depois da cirurgia.
- A retomada das atividades pode se dar já no dia seguinte.
Cuidados no pós operatório da cirurgia de catarata:
- Não pode coçar, massagear ou esfregar os olhos;
- Durma por 7 dias do lado oposto do olho operado;
- Use óculos escuro por pelo menos uma semana;
- Evite usar maquiagem durante 10 dias;
- Evite praia e piscina durante 30 dias;
- A recuperação leva de 2 a 7 dias.
- Esforços físicos devem ser evitados nos primeiros 30 dias.