Prevenção é a principal medida para evitar a cegueira causada pelo glaucoma

O que é?

O glaucoma é uma doença oftalmológica caracterizada pela perda gradual da visão devido à degradação do nervo óptico. Esse nervo, é responsável por transmitir as informações da luz captadas pela retina para formar a imagens em nosso cérebro. Quando o glaucoma atinge este nervo, há perda gradual e progressiva das fibras nervosas e pode causar a cegueira.

A degradação ocorre, na maioria das vezes, com o aumento da pressão intraocular, causada por alteração no fluxo de produção e no escoamento do humor aquoso (líquido que preenche parte do olho). A doença geralmente se desenvolve de forma lenta, sem apresentar sintomas.

Fatores de risco:

Pessoas com parentes portadores de glaucoma, indivíduos com mais de 40 anos, pacientes com alto grau de miopia e diabéticos devem estar ainda mais atentos à realização dos exames oftalmológicos de rotina, visando prevenir a doença.

Diagnóstico e tratamento:

O glaucoma é diagnosticado por exames oftalmológicos realizados pelo médico que mede a pressão intraocular e consegue detectar a doença e iniciar o tratamento, que pode iniciar com o uso de colírios que diminuem a pressão ocular ou a aplicação de técnicas cirúrgicas a laser. Alguns exames específicos, como campo visual computadorizado e OCT de nervo óptico também auxiliam no diagnóstico e no acompanhamento desta doença.

Como prevenir?

A melhor forma de prevenir o glaucoma é consultar um médico oftalmologista pelo menos uma vez ao ano.  O glaucoma é uma doença crônica e sem cura, mas pode ser controlada com o uso de medicamentos apropriados que normalizam a pressão intraocular e impedem que a doença avance e provoque a cegueira.