Pré e pós operatório da Cirurgia Refrativa

A cirurgia refrativa é uma alternativa de tratamento definitivo para desvios de refração como miopia, hipermetropia e astigmatismo, que causam problemas na visão. É uma cirurgia rápida, segura e eficaz, mas que exige cuidados pré e pós operatórios específicos que garantem a eficácia do tratamento e protegem o paciente de possíveis infecções e outras complicações oculares.

No texto de hoje vamos falar um pouco mais sobre esses cuidados, exemplificando algumas medidas que devem ser adotadas pelo paciente que opta pela cirurgia refrativa.

Cuidados pré-operatórios

Para quem usa lentes de contato, a recomendação primordial é parar de usar as lentes antes da cirurgia por períodos de tempo que variam de acordo com o tipo de lente. Quem usa lentes flexíveis deve parar de usar as lentes por 7 dias antes da cirurgia, no caso de usuários de lentes rígidas e esclerais o período é de 3 a 4 semanas para lentes rígidas. O objetivo dessa recomendação é estabilizar a curvatura da córnea antes da cirurgia.

Outros cuidados importantes são: não utilizar perfume ou qualquer maquiagem no dia da cirurgia, realizar uma alimentação leve durante o dia em que a cirurgia ocorrerá, usar roupas largas e confortáveis e levar um acompanhante para o hospital que possa estar de prontidão para qualquer urgência e para guiar o paciente no retorno para casa, após a alta.

Cuidados pós-operatórios

De acordo com Associação Brasileira de Catarata e Cirurgia Refrativa, os principais cuidados no pós-operatório se relacionam com evitar traumas e ambientes que possam gerar infecções na região dos olhos. Portanto, é fundamental que o paciente siga esses cuidados e também algumas recomendações do Dr Rodrigo T Santos, como:

● Não esfregar ou apertar os olhos por um mês;

● Usar o colírio conforme as instruções médicas;

● Utilizar óculos de sol;

● Utilizar o protetor ocular nas primeiras sete noites após a cirurgia;

● Não utilizar maquiagem por uma semana;

● Evitar água contaminada, como piscinas e banheiras de hidromassagem por um mês;

● Entrar em contato com o médico se tiver dores fortes que não possam ser controladas com analgésicos de venda livre;

● Frequentar todas as suas consultas pós-operatórias;