Ortoceratologia

O tratamento de Ortoceratologia permite a correção de miopia e de baixo astigmatismo com lentes de uso noturno. Esta tecnologia já foi utilizada na década de 1970 e voltou com a otimização dos desenhos das lentes e dos materiais mais saudáveis para nossos olhos.

Como funciona o Tratamento de Ortoceratologia?

Após a avaliação e os testes com as lentes especiais feitos pelo médico oftalmologista, o paciente passa a usar as lentes durante a noite para dormir. Ela provoca um remodelamento da curvatura por alteração do epitélio que é a superfície da córnea. Ao acordar, o paciente tem o seu grau corrigido e a independência dos óculos e lentes de contato para suas atividades diárias. O efeito da correção do grau é gradual e vai depender principalmente do grau e da idade do paciente.

Este tratamento é utilizado para o controle da miopia em crianças e jovens. Assim, auxilia na prevenção de complicações que a alta miopia pode causar nos olhos. Esta técnica é capaz de corrigir miopia até 8 graus e astigmatismo até 2 graus.

Qual a duração do Tratamento de Ortoceratologia?

É recomendado o uso das lentes em todas as noites para se obter estabilidade na correção do grau. O efeito da correção é temporário e reversível, isto é, caso o paciente suspenda o uso das lentes haverá retorno do seu grau e a necessidade de correção com óculos ou lentes de contato.

Quais as vantagens do Tratamento de Ortoceratologia?

As pessoas que usam a Ortoceratologia têm independência de óculos e lentes de  contato. Isso permite a liberdade de realizar todas suas atividades diárias.

Praticantes de esportes aquáticos são muito beneficiados pois conseguem liberdade e segurança para as atividades, pois não há o risco de contaminação pelo uso de lentes de contato na água. Quem gosta de esportes ao ar livre, como corrida e ciclismo, também são beneficiados pois podem usar seus óculos solares e esportivos sem necessidade de alterar as lentes ou uso de lentes de contato.

O Tratamento de Ortoceratologia é seguro?

Sim. O Tratamento de Ortoceratologia feito com acompanhamento do médico oftalmologista é seguro. Apesar de parecer contraditório a indicação de uso de lentes para dormir, essas lentes são desenhadas para este uso, são feitas de materiais de maior oxigenação e são utilizadas em média de 6 a 8 horas por dia.

A higiene adequada e as revisões periódicas com o médico oftalmologista previnem as possíveis complicações.