O uso de Lentes de Contato para Presbiopia tem crescido por ser uma opção não invasiva e ajustável ao longo dos anos, e proporcionar liberdade aos pacientes para diversas atividades.
Quais opções temos de Lentes de Contato para Presbiopia?
Temos duas opções principais:
- Lentes de Contato no sistema de báscula (visão preferencial ou monovisão)
- Lentes de Contato Multifocais
Quais as vantagens de Lentes de Contato em Báscula?
A adaptação de Lentes de Contato no sistema de báscula, também conhecida como visão preferencial ou monovisão, baseia-se na ideia de lentes de contato com graus diferentes de acordo com a dominância de um dos olhos. Ela faz combinação da visão dos dois olhos para focos diferentes de longe e de perto. O resultado é que o paciente enxerga distâncias de longe, intermediário e perto com os dois olhos em conjunto.
Quais as indicações de Lentes de Contato em Báscula?
A adaptação de Lentes de Contato no sistema de báscula, são indicadas para pacientes com presbiopia que tenham “grau” de astigmatismo acima de 1,00.
Neste sistema, não há boa visão espacial e de profundidade. Então deve-se ter mais cuidado para direção de veículos e motos. Contra indicado para uso de óculos em cinemas 3D e de realidade virtual.
Quais as vantagens de Lentes de Contato Multifocais?
Na adaptação de Lentes de Contato Multifocais, o paciente utiliza lentes de contato multifocais em cada olho. Assim, ele enxerga distâncias de longe, intermediário e perto, tanto em cada olho separado, quanto com os dois olhos.
Quais as indicações de Lentes de Contato Multifocias?
A adaptação de Lentes de Contato Multifocais são a preferência da maioria dos pacientes pelo conforto proporcionado. Podemos utilizar lentes multifocais de descarte diário, quinzenal ou mensal. Elas podem ser lentes gelatinosas, rígidas gás-permeáveis ou esclerais.
Não proporcionam visão nítida quando há “grau” de astigmatismo superior a 1,50.
Quais as limitações de Lentes de Contato para Presbiopia?
A adaptação de Lentes de Contato para Presbiopia deve ser feita por médico oftalmologista especialista pois demanda experiência para realizar os ajustes necessários dos focos das lentes, personalizando para as atividades de cada paciente.
Há certa dificuldade, tanto em lentes multifocais quanto em báscula, para pacientes que utilizam computadores e celulares ao longo de todo o dia. A demanda da visão de perto para o trabalho pode não ser atendida completamente.