Controle da Miopia

Na última década, temos acompanhado um aumento expressivo da Miopia em todo mundo. Pesquisadores norte-americanos e chineses revelaram um aumento de 1.4 a 3 vezes na prevalência de miopia entre crianças de 6 a 8 anos em 2020, comparado com cinco anos anteriores. O problema é tão preocupante que a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que até 2050 metade da população mundial será míope.

A herança genética é o principal fator que influencia o aparecimento da miopia. Em geral, o grau da miopia aumenta durante o período de crescimento na infância e na adolescência.

Há preocupação com o aumento progressivo da miopia pois na alta miopia encontramos alterações da retina e nervo óptico e uma maior tendência para ocorrer o descolamento de retina.

A progressão da miopia leva a um aumento no comprimento do olho (comprimento axial), o que pode levar a um risco aumentado de catarata, glaucoma, descolamento de retina e maculopatia miópica na vida adulta.

O uso excessivo de telas, isto é, celulares, tablets e computadores, está sendo relacionado ao fator que contribui para o aumento da incidência desta doença.

Porque o uso de eletrônicos (celular, tablet e computador) pode causar aumento da Miopia?

Embora ainda não seja possível estabelecer uma relação de causa e efeito entre o uso excessivo de telas e o aumento de casos de miopia, há estudos mostrando uma associação entre ambos. Acredita-se que o estímulo de visão de perto causa reação química na periferia da retina, no fundo do olho, devido a desfocalização da imagem, estimulando o crescimento do comprimento do olho. Assim, há necessidade de ajuste do “grau” da miopia, e novamente, desfocalização na periferia, com estímulo ao crescimento do olho.

Como posso controlar a miopia?

Atualmente temos tratamentos para estabilizar a progressão da miopia. Podemos listar os seguintes:

  • Regulação do uso de eletrônicos
  • Uso de colírio de atropina manipulado
  • Uso de Óculos com lentes especiais
  • Uso de Lentes de Contato especiais
  • Tratamento de Ortoceratologia

O colírio de atropina manipulado é utilizado diariamente sob prescrição médica. Ele pode ser usado de forma conjunta com os demais tratamentos citados.

Já temos disponível o uso de óculos com lentes especiais. Essas lentes promovem focalização de forma mais homogênea na periferia da retina, evitando assim o estímulo para crescimento dos olhos.

Uso de Lentes de Contato especiais tem mecanismo semelhante aos dos óculos citados, e permitem uso para atividades físicas e tem a praticidade e segurança por serem lentes de contato de descarte diário.

O Tratamento de Ortoceratologia além de auxiliar no controle da miopia, proporciona liberdade ao paciente para realizar suas atividades durante o dia sem a necessidade de correção com óculos ou lentes de contato.

Vale reforçar que a redução do uso de eletrônicos é a primeira medida a se tomar. Conversar com a criança ou jovem sobre a importância disso e das possíveis complicações da alta miopia. O médico oftalmologista é o profissional capacitado para avaliar e indicar o melhor tratamento.