Cirurgia Refrativa

A cirurgia refrativa é o nome dado às técnicas para correção de miopia e hipermetropia, e também se associada ao astigmatismo. Também pode ser realizada para auxiliar na correção da presbiopia. O objetivo da cirurgia é possibilitar ao paciente a independência do uso dos óculos e das lentes de contato para realizar as atividades do dia a dia.

Quem pode fazer uma Cirurgia Refrativa?

Todos, em potencial, podem realizar a Cirurgia Refrativa! É necessária a avaliação com exames específicos para confirmar qual o tipo de cirurgia estará indicada e se não há nenhuma contra-indicação. O paciente precisa ter mais de 21 anos, grau estável há mais de 1 ano e não ter outros problemas de visão que contraindicam o procedimento. Atualmente, há dois tipos de técnicas de cirurgia refrativa: PRK ou LASIK.

O médico oftalmologista irá indicar a técnica mais adequada para cada paciente baseando-se em vários fatores, principalmente com o grau a ser tratado, a espessura e a curvatura da córnea. A recuperação é relativamente rápida e dependerá da técnica indicada.

Quais são os riscos de uma Cirurgia Refrativa?

Os riscos envolvidos na Cirurgia Refrativa são raros pois é uma cirurgia na superfície da córnea. Pode ocorrer infecções no período em que a córnea ainda não cicatrizou completamente e opacidades chamadas de haze. Nenhum procedimento em medicina é isento de riscos, entretanto a Cirurgia Refrativa é considerada uma cirurgia segura.

O que fazer se não puder realizar a Cirurgia Refrativa?

Há diversas opções para quem não pode realizar a Cirurgia Refrativa.

Para quem apresenta curvaturas da córnea regular porém com espessura mais fina, podem fazer o tratamento de Ortoceratologia ou uso de Lentes de Contato.

Já para quem descobriu alguma irregularidade de curvatura da córnea, temos as opções de Lentes de Contato para Ceratocone e Anel Intraestromal, dependendo do grau apresentado e da alteração da curvatura da córnea.