Blefarite

A Blefarite é uma inflamação da borda da pálpebra, que pode ser acompanhada por vermelhidão e inchaço, irritação ocular, escamas e crostas nas bordas das pálpebras.

O que causa Blefarite?

A Blefarite está relacionada ao desequilíbrio das bactérias desencadeado por aumento da oleosidade da pele, uso excessivo de maquiagem, protetores solares, e doenças sistêmicas. A blefarite também está frequentemente associada a doenças de pele, como rosácea ocular, eczema, caspa e psoríase. Podemos classificar Blefarite anterior e posterior, de acordo com a região mais acometida.

A Blefarite Anterior afeta a base dos cílios e costuma ocorrer por uma reação inflamatória a bactérias que vivem naturalmente nesta região (Blefarite Estafilocócica) ou por um aumento da oleosidade local (Blefarite Seborreica).

Blefarite Posterior é devido a disfunção das glândulas meibomianas, que existem nas margens das nossas pálpebras. Esta disfunção altera a secreção natural que estas glândulas produzem e acabam também interferindo na estabilidade da nossa lágrima e causando sintomas de olho seco.

Qual o tratamento para Blefarite?

O tratamento é baseado na limpeza diária da borda das pálpebras. Recomenda-se produtos específicos para esfregar, de forma suave, a borda das pálpebras. A higiene das pálpebras ajuda a eliminar o excesso de bactérias e gordura. Compressas de água quente ajudam a evitar o entupimento das glândulas sebáceas. Nos casos mais graves de blefarite, são prescritos antibióticos tópicos (pomadas ou colírios) ou via oral. Podem ser associados a alguns tratamentos para Olho Seco.