Cirurgia de catarata: 4 motivos para fazer o quanto antes

A catarata é uma das doenças oculares que mais causa cegueira em todo o mundo. O maior perigo é que quando a doença começa a dar sinais, muitas pessoas confundem esses sintomas e acham que pode ter relação com a idade. Entre esses sintomas estão os borrões e a dificuldade de enxergar.

Para corrigir esse tipo de problema, existe tratamento que é a cirurgia. Mesmo assim, é comum sentir medo de realizar esse procedimento, afinal, cirurgia é coisa séria. Mas quanto mais tempo demorar para fazer a cirurgia, pior será para a progressão da doença, que pode levar à cegueira, e poderá deixar a cirurgia mais difícil.

Se você está na dúvida se deve ou não fazer uma cirurgia desse tipo, confira 4 motivos para fazer a cirurgia na fase inicial da catarata:

1. Com a cirurgia de catarata ocorre a melhora da qualidade de vida do paciente

Um dos primeiros motivos para fazer a cirurgia de catarata é permitir uma melhora da visão e, por consequência, a melhora da qualidade de vida do paciente. Como muitas pessoas podem ficar com medo, adiar a cirurgia pode ser um perigo. E assim, a visão ficará mais prejudicada.

É necessário que o médico oftalmologista avalie as condições do paciente e a qualidade da visão para chegar nessa decisão da indicação da cirurgia de catarata.

1. Você não precisa esperar a progressão da doença

Há alguns anos era recomendado que a cirurgia só fosse realizada quando a catarata estivesse “madura”. Esse era um termo utilizado porque para que a remoção do cristalino fosse feita, era preciso que o centro do cristalino estivesse bem duro e opaco. E isso só acontecia com a progressão da doença, ou seja, quando ela já estava mais avançada.

Assim que o diagnóstico de catarata é feito, e está comprometendo a visão, a cirurgia de remoção da catarata está indicada. Serão solicitados exames complementares e programada a cirurgia de forma eletiva.

Então, ao fazer a cirurgia, o paciente recupera a visão, tem a sua qualidade de vida melhorada e não precisa passar por um processo mais complicado.

1. Menos chances de complicações para o procedimento

A catarata é uma doença muito comum em pessoas acima dos 60 anos de idade. Nessa fase da vida, é comum que o paciente também tenha outros problemas de saúde que podem ser agravantes, como as doenças crônicas, como a diabetes e pressão alta. Contudo, é muito importante que a cirurgia seja realizada o mais cedo possível.

Isso porque, quanto mais se retarda a cirurgia indicada, essas doenças podem se complicar e ser um agravante durante e após a cirurgia. Além disso, existe a chance da doença progredir e levar totalmente à cegueira.

Sendo assim, é muito importante que o paciente converse com o médico e tente entender qual será a melhor solução.

1. Menor trauma cirúrgico quando a cirurgia é feita no momento certo

Outro motivo que influencia para que a cirurgia seja feita o mais cedo possível é o impacto que ela pode causar. Quando a doença está mais avançada, geralmente isso pode causar mais impactos cirúrgicos e inflamação nos olhos no pós-operatório. É claro que as técnicas atuais são seguras, mas é preciso lembrar que o olho está mais afetado devido à progressão da doença. Sendo assim, até mesmo o tempo de recuperação pode levar mais tempo.

Portanto, se você tem indicação de realizar a cirurgia de catarata e está apto, não há o porquê esperar, pois você só tem a ganhar. É importante fazer com um cirurgião oftalmologista de confiança, que possa esclarecer todas as suas dúvidas e assim, você se sentir mais seguro.

Além disso, como já dito. Atualmente as técnicas são modernas e o paciente passa pela cirurgia com mais segurança!