O que é o Crosslinking da Córnea e quando é indicado?
O Crosslinking Corneano é um procedimento cirúrgico com objetivo de estabilizar o Ceratocone. Ele é indicado quando verificamos que o ceratocone está progredindo, isto é, há aumento da curvatura da córnea, e assim pode ocasionar perda de visão do paciente.
Qual o efeito do Crosslinking?
Este procedimento cirúrgico promove ligações entre as fibras de colágeno da córnea, deixando-a mais rígida e estável. Há estabilização em mais de 90% dos casos. Assim, evita-se a progressão da doença e a necessidade de realizar um transplante de córnea. Entretanto, esta técnica não visa a melhora da visão dos pacientes.
Como é feita esta cirurgia?
A cirurgia é realizada dentro de um centro cirúrgico, mas é considerada uma cirurgia da superfície da córnea. Ele é realizado com anestesia tópica, com uso de colírio anestésico, assim não há dor durante o procedimento. Após a remoção do epitélio da córnea, há aplicação de um colírio especial à base de riboflavina (vitamina B2), que é ativado por um feixe de luz ultravioleta. Isso estimula a contração e a união das fibras de colágeno, o que aumenta a resistência da córnea e reforça sua estrutura. Por fim, é colocada uma lente de contato, com função de curativo, até que o epitélio se regenere. Esse processo leva em torno de sete dias e, depois desse prazo, a lente deve ser retirada.
Como é a recuperação da cirurgia de Crosslinking?
O paciente deverá utilizar um colírio antibiótico por cerca de dez dias e um colírio anti-inflamatório por, aproximadamente, um mês. Além de colírios lubrificantes. A lente de contato é retirada na primeira semana no consultório. A visão fica embaçada e irá retornar gradativamente à medida que ocorre a cicatrização da córnea. Nos primeiros dias, é normal sentir irritação, lacrimejamento e sensação de corpo estranho.
Deve-se evitar uso de celular, tablet e computador nos primeiros 2 dias após a cirurgia. É liberado assistir TV e não há restrições alimentares. Muito cuidado ao se expor em ambientes ao ar livre, sempre usar óculos com proteção contra raios ultravioleta. Não entrar em água de praia, piscina ou rio por pelo menos 30 dias.
Quais os riscos da cirurgia de Crosslinking?
Os riscos envolvidos no Crosslinking são raros pois é uma cirurgia na superfície da córnea. Pode ocorrer infecções no período em que a córnea ainda não cicatrizou completamente e opacidades chamadas de haze. Nenhum procedimento em medicina é isento de riscos, entretanto a cirurgia de Crosslinking é considerada uma cirurgia segura.