O Anel Intraestromal é também conhecido como “Anel de Ferrara”, pois foi desenvolvido e, pela primeira vez, implantado em portadores de Ceratocone pelo médico oftalmologista Dr Paulo Ferrara.
O que o anel faz no olho?
O Anel Intraestromal é implantado dentro das camadas da córnea e causa alteração da sua curvatura. Assim, o Implante de Anel Intraestromal promove:
- regularização do astigmatismo
- redução do astigmatismo
- redução das aberrações ópticas do olho
Com isso, há melhora da visão sem óculos e também com correção.
Qual melhor tipo de Anel Intraestromal?
O melhor tipo de anel será definido pelos guias dos fabricantes e experiência do médico. Deve-se considerar a visão com correção, o tipo e a quantidade de grau do olho, o formato, a posição e a intensidade da curvatura do ceratocone. Há modelos diferentes de anel e variam de arcos de 90° a 325°.
Quanto de “grau” é corrigido com a cirurgia do anel?
O resultado do Implante de Anel Intraestromal é variável, pois depende da resposta de cada córnea pois apresentam propriedades elásticas diferentes. Atualmente, há diversos estudos para achar essa resposta e podermos realizar exames capazes de medir as propriedades biomecânicas da córnea e sua resposta às cirurgias.
Como enxerga uma pessoa com anel?
Os pacientes submetidos a cirurgia de anel enxergam com mais nitidez e qualidade do que antes da cirurgia. Em alguns casos, será necessária a correção da visão complementar com óculos ou lentes de contato. O resultado da modificação da visão é gradual e fica mais estável após 3 meses da cirurgia.
O anel pode ocasionar visão com reflexos em situações de ambiente escuro, pois a pupila pode estar mais dilatada que o diâmetro do anel implantado.
Quanto tempo dura o anel?
Como o anel é feito de material acrílico e inerte para o nosso organismo, não há reação de rejeição ou alergia ao material. Assim, o anel pode ficar a vida toda na córnea.