As duas condições são causadas por problemas de formação da córnea, que consequentemente, refletem em erros de refração bastante parecidos, por isso, podem ser facilmente confundidos.
Ambas deixam a visão borrada, distorcida e são causadas por maus hábitos, como coçar os olhos constantemente, por exemplo. A diferença é que o ceratocone apresenta uma deformidade muito maior e resulta em uma doença mais grave, que não é totalmente corrigida com óculos. A indicação para obter boa visão é o uso de lentes de contato ou a realização de cirurgia para melhorar a irregularidade da córnea ou para paralisar o processo de evolução da doença.
As pessoas com astigmatismo ocular apresentam os seguintes sintomas: visão turva para perto e para longe, podem apresentar fadiga ocular ou cefaleias, que são os sintomas de astigmatismo mais frequentes.
Já o principal sintoma do ceratocone é a percepção de múltiplas imagens fantasmas, mas a pessoa também pode apresentar fadiga ocular ou cefaléia. Além disso, em alguns casos também pode apresentar presença de imagem dupla ao invés de múltipla, o que chamamos de diplopia monocular.
Quem tem ceratocone sempre apresenta algum grau de astigmatismo, mas nem todos os casos de astigmatismo podem estar associados ao ceratocone. Apenas o exame de topografia corneana pode diagnosticar as irregularidades na córnea. Desta forma, apontando a presença de uma dessas condições.