Alterações do Endotélio da Córnea

Qual a função do endotélio da córnea?

O endotélio é a camada mais interna da córnea, constituído de uma única camada de células escamosas. Elas têm papel fundamental na regulação da hidratação da córnea através de um sistema de transporte ativo de íons. Quando essa regulação se torna prejudicada por danos ao endotélio, a córnea se torna edemaciada, principalmente no estroma, que é a camada do meio da córnea e que representa a maior parte da córnea. Com isso, há perda da transparência, comprometendo a visão.

Como ocorre a alteração do endotélio?

Há doenças hereditárias que podem causar alterações do endotélio. Podem ser vistas no nascimento e na infância, por doenças congênitas, ou em idades mais avançadas, conhecida como Distrofia de Fuchs.

Nas cirurgias oculares, principalmente na cirurgia de catarata, ocorre perda de células da córnea. A quantidade irá variar de acordo com o paciente e a dificuldade da cirurgia realizada.

Quais tratamentos disponíveis para alterações do Endotélio da Córnea?

Nos casos de alterações após algum procedimento cirúrgico ou traumas, ou mesmo na Distrofia de Fuchs, deve-se iniciar tratamento com colírios anti inflamatório e hiperosmóticos que podem resolver o dano e tornar a córnea transparente novamente.

Nos casos em que o tratamento clínico não teve o resultado esperado, pode-se realizar o transplante de córnea lamelar posterior, ou o transplante penetrante de córnea. Nos últimos anos, a terapia com colírio importado de inibidor da Rho quinase tem mostrado bons resultados para casos mais leves e auxilia na regeneração do endotélio da córnea.