Uma estrutura importante e que se encontra situada à frente dos seus olhos é a córnea. Apesar de ser significativamente sensível, ela lida bem com ferimentos leves ou escoriações. Mas, caso sofra algum trauma, as células saudáveis migram e corrigem a lesão antes que a infecção ocorra e a visão seja atingida. Já a ceratite, corresponde a uma inflamação da córnea que pode ter origem inflamatória causada por bactérias, fungos ou vírus.
Olhos vermelhos, dor intensa, grande sensibilidade à luz, sensação de cisco, lacrimejamento e visão embaçada são sinais da condição. Apesar de possuir sintomas comuns a ceratite pode ser grave. O risco maior são nas ceratites infecciosas pois podem piorar rapidamente e, se não forem tratadas, há risco de perfuração e de se estenderem para outras áreas do olho, levando à queda importante da capacidade visual e até à cegueira.
O tratamento depende do agente causador, se a ceratite for causada por um vírus, o tratamento é feito com medicamentos antivirais, por sua vez, se o agente causador for uma bactéria, o tratamento deve ser efetuado com antibióticos. Ou seja, o tratamento é efetuado conforme a causa, devendo ser orientado pelo médico oftalmologista.
Mesmo estando bem informado sobre as causas, sintomas e tratamento da ceratite, é importante a consulta com o especialista, porque para cada caso há um tratamento específico.