Nos últimos 10 anos, houve importante avanço em novos materiais e novos desenhos de lentes de contato, possibilitando maior conforto e melhor uso das lentes de contato.
Como uso as Lentes de Contato?
O primeiro passo é fazer consulta com médico oftalmologista especialista em lentes de contato. Ele irá fazer os exames de rotina, verificar a saúde ocular, determinar o grau de cada olho, avaliar a curvatura da córnea pelo exame de topografia e indicar o melhor tipo de lente de contato para cada pessoa. Esse processo de adaptação inclui os testes com as lentes e o acompanhamento do uso das mesmas.
Iniciar o uso de lentes de contato por conta própria traz sérios riscos à saúde. Pode se adquirir uma infecção ocular devido ao uso inadequado, machucar os olhos por uso de lentes mal adaptadas, não ter o diagnóstico de alguma doença ou simplesmente não estar usando a correção de grau adequada.
Quais os tipos de Lentes de Contato?
As lentes de contato podem ser classificadas quanto ao seu material (gelatinosas ou acrílicas), quanto à sua correção (esféricas, tóricas e multifocais) e quanto ao seu tamanho e seu desenho (corneanas e esclerais).
As Lentes de Contato Gelatinosas podem ser usadas para corrigir miopia ou hipermetropia, com ou sem astigmatismo associado. Podem ser de descarte diário, quinzenal, mensal ou até anual.
As Lentes Acrílicas, também chamadas de Rígidas Gás Permeáveis (RGP), podem ter diversos formatos, desenhos e tamanhos. Também são usadas para corrigir miopia ou hipermetropia, com ou sem astigmatismo associado. Essas lentes proporcionam melhor qualidade de visão e melhor transmissibilidade de oxigênio. São muito utilizadas em casos de ceratocone, irregularidades da córnea e altos astigmatismos.
As Lentes Esclerais são de tamanho maior e se apoiam sobre a esclera, o que proporciona maior conforto. Tem indicações e usos semelhantes aos das Lentes Rígidas Gás Permeáveis.
Quais as vantagens das Lentes de Contato de Descarte Diário?
As Lentes de Contato de Descarte Diário corrigem Miopia, Hipermetropia, Astigmatismo e Presbiopia. Elas são muito práticas e versáteis. Não há necessidade de ter estojos e soluções de limpeza das lentes. Após o período de uso, basta retirar as lentes dos olhos e descartá-las.