Alergia Ocular

A Alergia Ocular pode se manifestar de acordo com estação ou período do ano, ou mesmo de forma contínua. 

Quais os sintomas da Alergia Ocular?

Os principais sintomas manifestados são coceira nos olhos, olhos vermelhos, lacrimejamento, irritação à luz (fotofobia) e coceira nos olhos. O quadro pode ser decorrente de alterações localizadas na região dos olhos ou secundário a alergia do organismo (quadro sistêmico) ou de rinite alérgica. 

Alergia Ocular é grave?

A alergia ocular deve ser controlada para evitar complicações como perda da visão e opacidade decorrente de membranas inflamatórias nos casos mais graves. 

Há grande associação de coceira nos olhos com o desenvolvimento da doença de Ceratocone em pacientes com predisposição. Atualmente, a alergia ocular é considerada como principal fator para a progressão, isto é, piora do Ceratocone. 

Quais os tratamentos disponíveis para Alergia Ocular?

O paciente com alergia ocular deve se conscientizar de não coçar os olhos, manter o ambiente livre de tapetes e cortinas e também deve ser auxiliado com tratamentos com colírios antialérgicos, lubrificantes e anti-inflamatórios se necessários. 

A avaliação do médico alergista ou otorrinolaringologista pode ser necessária em casos de difícil controle e com outras doenças sistêmicas associadas. Em casos mais graves e intensos (Conjuntivite Papilar Gigante), pode ser necessário realizar cirurgia para retirada de papilas da parte interna das pálpebras.